Saiba como deve comunicar com os filhos

Durante os primeiros anos de vida dos filhos, inúmeras são as dúvidas sobre como deve comunicar com os filhos, como deve repreendê-los ou elogiá-los, entre outros aspectos do relacionamento entre pais e filhos.

Como comunicar com os filhos

Siga algumas dicas para ter um bom relacionamento e uma boa comunicação com o seu filho.

Seja realista com o seu filho

É muito importante ser realista com as crianças. Muitos acreditam que existem coisas que não se devem dizer para evitar decepções e protege-las das realidade. Contudo, se contar as coisas tal como eles são está a ajudar a construir a personalidade do seu filho para qualquer situação na vida. É uma forma de o manter preparado para tudo.

Quando a criança erra é importante ser realista e deixa-la assumir a responsabilidade pelo que fez. Desta forma, ela irá aprender qual o melhor caminho a seguir e fazer o que é certo.

Além disso, ela precisa aprender desde pequena a lidar com decepções e momentos tristes, porque isso faz parte da vida. Protege-la fazendo parecer que o mundo é um lugar perfeito não vai ajuda-la a crescer como ser humano e ter forças para enfrentar as dificuldades que surgirem.

Elogios, mas não em demasia

Elogiar é necessário, mas apenas quando for um elogio sincero a respeito de um resultado realmente positivo. Não elogie seus filhos apenas para fazer com que eles se sintam bem mesmo depois de ter falhado.

Quando seu filho estiver a esforçar-se e mesmo assim não conseguir avançar, procure ajudá-lo a descobrir a dificuldade e a superá-la em vez de tentar motivá-lo com elogios.

Além disso, prefira elogiar suas acções e não suas habilidades. Lembre-se que a infância é uma fase de exploração e o seu filho precisa conhecer tanto os aspectos bons quanto os aspectos ruins da vida, de forma natural, conforme essas situações se apresentarem no ambiente familiar.

Leia também um testemunho incrível do amor genuíno de um pai pelo filho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]