A vida no Jardim de Infância

A aprendizagem e o desenvolvimento acontecem em interacção, num processo em que cada um aprende e se desenvolve ao mesmo tempo que contribui para a aprendizagem e desenvolvimento dos outros.

Devemos criar condições para que as crianças interajam com outras crianças e com outros adultos, reforçar a participação da familia e organizar momentos que estimulem o desejo de saber.
é importante partir dos interesses e saberes das crianças para novas propostas e comunicar com as famílias de forma a partilhar com elas a acção educativa que se vai desenvolvendo.
Quando uma criança chega ao Jardim de Infância o primeiro objectivo deverá ser o de assegurar um bom acolhimento, de forma calorosa e descontraida, e tambem promover diáriamente a aprendizagem de vida democrática do grupo, estimulando a autonomia.
Em relação ao espaço e aos materiais é fundamental que estes sejam valorizados de forma equilibrada e mantê-los limpos e arrumados de forma funcional de modo a que as crianças possam aceder livremente a todos eles.
Sempre que se revele necessário há que envolver as crianças e as suas familias na melhoria do espaço do Jardim de Infância.
As actividades desenvolvidas serão planificadas com base na articulação entre as diferentes áreas de conteúdo ( contempladas nas Orientações Curriculares do Ministério da Educação ).
Torna-se necessário ter sempre presente:
– A área da formação pessoal e social
– A área do conhecimento do mundo
– A área das expressões ( motora, plástica, musical, dramática ) , desenvolvimento da linguagem oral e abordagem à escrita, domínio da matemática
Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]