Inicio Bebés Sono do bebé Como sobreviver aos sonos trocados do bebé

Como sobreviver aos sonos trocados do bebé

Como sobreviver aos sonos trocados do bebé
Como sobreviver aos sonos trocados do bebé

O seu bebé recém-nascido parece que apenas consegue estar acordado de noite, precisamente quando você mais precisa de descansar? Pois é, estamos perante os sonos trocados do bebé e apesar de ser uma pessoa tão pequenina já demonstra uma vontade muito própria.

O que são os sonos trocados do bebé

O recém-nascido não consegue manter-se acordado e, uma vez adormecido, nada irá perturbar o seu sono até ter dormido todo o tempo de que necessita. O problema é que não pode dormir quando você quer que ele durma. E as noites em claro vão prolongar-se por algum tempo, até que as rotinas se adaptem entre os pais e os bebés.

No entanto, os problemas não vão acabar logo, podendo vir a repetir-se depois dos nove meses, quando ele não aceitar que o deixem sozinho no quarto depois de lhe dar as boas noites, ou pode começar a acordar várias vezes durante a madrugada, de forma regular.

Ciclos do sono do bebé

Todas as crianças têm ciclos característicos de sono ligeiro e sono profundo, ciclos que já estão definidos antes do nascimento e foram estabelecidos durante a gravidez, em sincronia com os ciclos da própria mãe.

Regra geral, estes ciclos não são paralelos com os da mãe, uma vez que o feto está a dormir quando a mãe está acordada e acordado durante o sono da progenitora. No entanto, o período de actividade da mãe condiciona o do bebé durante o período que se segue.

Desta forma, uma criança já apresenta um ritmo de sono-vigília e o seu meio ambiente tende a forçá-la a estar cada vez mais tempo acordada durante o dia e a dormir à noite.

Cerca dos quatro meses de idade ou até antes, começa a definir-se um padrão, durando cada ciclo cerca de quatro horas, sendo que no meio há um período de uma hora a hora e meia de sono em que o bebé entra num sono profundo e que é difícil despertá-lo com qualquer estimulo.

Periodo da sesta do bebé

Até aos dois anos e meio de idade, ou até mais tarde, o bebé vai precisar de dormir durante o dia uma pequena ou mais alargada sesta, consoante a criança, para evitar que ela fique demasiado cansada e irritável.

A partir dos seis meses de idade do bebé, um comportamento adequado por parte do adulto na hora de deitar, pode ajudar a suprir alguns problemas que poderiam vir a manifestar-se mais tarde. Opte por uma rotina calma e afetuosa na hora de deitar, repetida todas as noites da mesma maneira, para lhe proporcionar a segurança de que ele necessita.

Se o seu bebé tem os sonos trocados, insista num ritual para deitar, fazendo sempre as coisas pela mesma ordem: banho, refeição, brincadeira, canção, por exemplo.

A sua opinião
[Total: 3 Média: 2.7]