Inicio Bebés Massagem para bebés Como fazer uma massagem Shantala ao seu bebé

Como fazer uma massagem Shantala ao seu bebé

Como fazer uma massagem ao bebé sem medo

Uma massagem pode fazer milagres pelo nosso corpo. Imagine então o que uma massagem ao bebé utilizando a técnica shantala, não pode fazer por um recém-nascido como primeiro contacto com o mundo.

Sair do útero materno seguro e quente para um mundo exterior frio e desconhecido é sempre um trauma. Nos primeiros meses de vida, a criança vai-se desenroscando da sua posição de feto, à medida que se estendem os músculos, as articulações vão-se soltando e os movimentos vão ficando mais coordenados.

Shantala, a massagem para bebé

Em nenhum outro momento da vida será provavelmente a massagem para bebé mais benéfica nem tão bem recebida como na altura em que o recém-nascido precisa de contacto físico contínuo para se poder sentir relaxado, seguro e amado. A massagem irá ajudar à formação e bom funcionamento do aparelho locomotor.

A melhor hora para praticar a shantala é antes da sesta da manhã. A seguir à massagem, um bom banho e no Verão, pode mesmo fazê-la ao ar livre, deixando a criança ao Sol. Pode iniciar a técnica de shantala quando o bebé entrar no segundo mês de vida, porque até essa idade ele está muito frágil para ficar tanto tempo sem a roupa como a técnica exige.

Prepare o espaço para a massagem

Comece sentando-se no chão, com as pernas esticadas, costas erectas e ombros relaxados. Para a massagem deve usar óleos vegetais naturais ligeiramente aquecidos (de hamamélis, amêndoas ou camomila), para que não ocorram choques térmicos, e para evitar a fricção ou o arranhar da pele.
Coloque o bebé sobre as suas pernas, em cima de uma toalha ou uma fralda.

Olhe-o nos olhos. Calmamente, concentre-se e esfregue um pouco de óleo nas mãos, em ritmo lento e constante. Faça os movimentos com firmeza, aumentando naturalmente a pressão dos dedos.

Os movimentos são feitos sempre de dentro para fora (do centro para as extremidades) ou de baixo para cima. Tente começar sempre pelo lado esquerdo e terminar do lado direito. Segundo os estudiosos da medicina oriental, este é o sentido da energia no corpo humano. E não se assuste com os gritinhos do bebé, estes são de puro prazer.

Como fazer a massagem ao bebé:

  1. Comece pelo peito, deslizando as mãos do centro para os lados laterais, como se estivesse alisando as páginas de um livro;
  2. Em seguida, cruze as suas mãos pelo peito saindo do quadril esquerdo do bebé e alcançando o ombro direito, e do quadril direito para o ombro esquerdo. Deixe as mãos subirem como ondas, alternadamente;
  3. O próximo passo são os braços. Vire o bebé de lado, segure o ombro com uma das mãos e o pulso com a outra. Vá deslizando a mão fechada do ombro até ao pulso. Não se esqueça do ritmo;
  4. A seguir, faça o mesmo com as duas mãos, indo do ombro em direcção ao pulso. O movimento imita uma rosca, com uma mão no sentido contrário da outra;
  5. Antes de fazer o outro braço, massaje a mãozinha do bebé com os polegares. Alongue os dedinhos, dobrando-os para trás gentilmente. Repita com outro braço e a outra mão. Primeiro o esquerdo, depois o direito – este é o rumo da energia, explicam os teóricos da medicina oriental;
  6. Coloque uma das mãos na base do peito e deslize em direção ao ventre, como se estivesse a esvaziar a barriga do bebé. Repita várias vezes, alternando o movimento com a outra mão.

A Shantala é um processo de massagem hindu, que fornece aos bebés o que é fundamental: contacto, amor e carinho, através da comunicação entre a mão e a pele, de forma silenciosa e atenta. Aqui o importante é o contacto entre a mãe ou o pai e o bebé.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

Exit mobile version