Calendário
« < Outubro
2014
> »
D S Q Q Q S D
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Aniversários


Nascidos a
2009-10-24



(5 Anos)

1

(5 Anos)


Nascidos a
2002-10-25



(12 Anos)

Envie um postal de parab�ns!
Segurança do bebé
Os Riscos dos Tóxicos
As crianças não têm consciência do que ingerem e do que fazem. A sua escassa e tenra idade não lhes permite compreender, se aquele ou o outro produto é tóxico e se lhes irá provocar algum mal estar.

As crianças estão habituadas a ver os adultos mexerem em todo o tipo de materiais, medicamentos e produtos, sem que os mesmos lhes provoquem quaisquer problemas. Por esse motivo, os mais novos têm tendência a irem experimentar este ou o outro produto, ingerindo-o inconscientemente. As conclusões de tal acto não são as mais favoráveis e, rapidamente as crianças são atingidas por intoxicações, muitas das vezes graves se não forem detectadas a tempo devido.


Não só na rua se deve ter atenção com as crianças. Em casa, os perigos são também abrangentes e sem os pais darem por isso, é provável que possam acontecer problemas de intoxicações. A maior parte das intoxicações em crianças, surgem devido ao consumo de produtos de limpeza do lar, seguidos por medicamentos, pesticidas e outros produtos tóxicos.


As crianças com idades compreendidas entre o um e os três anos, são as mais vulneráveis e que com mais frequência protagonizam esta situação. Porém, apenas um número inferior a 10% tem que permanecer no hospital depois de ter dado entrada e, 1% desses casos terminam em fatalidade. Estes números, ainda que não sejam muito elevados, não deviam sequer existir, o que revela que é importante fazer-se uma revisão de todas as coisas que tem em sua casa ao alcance do seu filho e que, possam constituir perigo ou mesmo risco de vida para ele.


O facto de a idade mais critica ser até aos 3 anos, revela a curiosidade e a necessidade de movimento característica desta altura. As crianças observam os mais velhos e têm tendência para fazer o mesmo, e como estão a descobrir os movimentos mais acelerados não conseguem estar quietas. Daí que corram a casa inteira, à procura daquela caixinha que a mãe ontem utilizou ou do frasco que o pai meteu à boca. Igualmente, é nesta altura que as crianças colocam tudo na boca, sem medir as consequências deste seu acto.


Os pais devem manter todos os produtos tóxicos fora do alcance dos filhos e de preferência, fechados à chave. Da mesma forma que, não devem guardar medicamentos ou produtos tóxicos em caixas destinadas a alimentos, pois aí as crianças têm ainda mais tendência para lá ir mexer. Caso detecte que o seu filho, ingeriu um produto tóxico não vá logo pela via de provocar o vómito ou de lhe dar leite, vinagre ou sumo de limão porque existem situações, em que estas medidas são totalmente contra indicadas.


A lixívia, sendo um tóxico que causa muitas intoxicações nas crianças, corroe a boca, a faringe e o esófago, originando vómitos e náuseas. Em alguns casos, chega mesmo a provocar o delírio ou o estado de coma. Se a lixívia estiver em contacto com a pele, origina o aparecimento de eczemas e lesões córneas ou conjuntivites, se chegar à zona dos olhos. A tosse seca, os espirros, lacrimejo ou o edema agudo do pulmão, são consequências evidentes que houve inalação de lixívia.


Ao detectar uma situação deste género, não deve dar em demasia leite ou qualquer outro dos produtos que anteriormete referimos, mas sim limpar de imediato a boca com uma gase embebida em água e ir dando água ou leite, em sorvos pequenos à criança, até chegar ao hospital. A água ou o leite deve ser dados para ir diluindo a lixívia, mas apenas em doses pequenas pois o seu excesso pode vir a ter consequêncais bem piores, do que o contacto com a própria lixívia. Aliás, quase todos os outros produtos tóxicos requerem esta situação e método inicial de controlo da intoxicação.


Retire tudo o que está à vista da criança, para que não corra situações deste género e mesmo que esconda os produtos, de preferência guarde-os num local fechado à chave para o acesso estar totalmente vedado às crianças. As intoxicações infantis são um problema que pode ter consequências bem amargas, por isso faça já uma limpeza lá por casa...





 



  • Digg!
  • Reddit!
  • Del.icio.us!
  • Facebook!
  • Slashdot!
  • Netscape!
  • Technorati!
  • StumbleUpon!
  • Newsvine!
  • Furl!
  • Yahoo!
  • Ma.gnolia!
  • Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
(8 votos)  
  Sem comentários.
Comente este tema no forum. (0 posts)
Foruns
Já pode participar nos foruns do ABCDOBEBE.

Partilhe as suas opiniões e experiências com toda a comunidade e comente os artigos.

Ainda não está registado? Registe-se ou faça login e participe.

Contamos com a sua opinião.

Precisa de ajuda? Clique aqui

Gravidez - Bebés - Crianças - Familia - Diversos

O ABCDOBEBE é um projecto desenvolvido e gerido pela MULTIBASE © Copyright 2000-2011.