Cuidados a ter: a mãe durante a gravidez

0
253

A saúde da mãe é muito importante durante a gravidez. É dela que depende o bem estar do seu futuro filho.

A impaciência e a excitação por ir dar à luz é mais forte que nunca…

 

A pele da barriga estará muito retesada e pode ter comichão, as pernas estão como que adormecidas, e estará tão volumosa que não encontrará posição na cama. Qualquer movimento será um enorme esforço e a sensação de peso no abdómen é intensa. Muitas vezes, pensará que está a entrar em trabalho de parto, com as falsas contracções que terá. O próprio colo do útero já está mole, preparado para o parto.

 

Goze estes últimos dias antes de ser mãe, e descanse bastante. Deverá sentir pelo menos dez movimentos do seu filho por dia. Se isso não acontecer, consulte o médico, verificando o ritmo cardíaco. Se o bebé não nascer na data prevista, não se preocupe. É perfeitamente normal.

Nos ombros, braços e pernas do bebé existe ainda o resto do lanugo, pois o restante já desapareceu. Pode estar coberto com o vernix, ou ter apenas alguns vestígios. Uma substância escura acumula-se nos intestinos do bebé, que será expulsa com a primeira dejecção. A cabeça do bebé poderá agora descer, se não fôr um primeiro parto.

 

Nas últimas duas semanas é normal que venha a perder um pouco de peso, sinal de que o bebé está pronto e pode contar com o parto, para dentro de dez dias. O aumento do peso, ao longo da gravidez variou entre os 10 e os 12 kilos, mas a sua escala pode ter ultrapassado ou nem sequer ter atingido estes valores.

 

A gravidez chegou ao fim e já tem o seu filho nos braços. Nestas primeiras semanas tudo vai girar em torno, desta nova vida, que veio à descoberta do mundo.

 

O nascimento de uma vida, só agora verdadeiramente, vai ter o seu início…

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA