4 opções diferentes de cursos de preparação para o parto

No nosso país existem já vários cursos de preparação para o parto que têm por objectivo não só preparar a futura mãe para o parto mas também dar a conhecer ao casal algumas noções básicas e treino nos cuidados com o bebé. Assim, o casal irá sentir-se muito mais seguro e confiante para o inicio desta nova fase de vida do casal –  a  parentalidade.

Cursos de preparação para o parto

Existem já disponíveis um conjunto de cursos para grávidas e pais, por vezes gratuitos, com características distintas, fique a conhecer aquele que mais se enquadra com a sua disponibilidade:

  • Cursos de preparação para o parto

Os mais habituais são os cursos de preparação para o parto convencionais, em que são transmitidas as noções básicas para o parto e, são realizados treinos e exercícios de relaxamento. Noções de puericultura e aspectos emocionais, são também aqui focados em grande escala.

  • Cursos de hidroginástica para grávidas

Por sua vez, os cursos de hidroginástica, são efetuados em piscinas, onde nem sempre se incluem as noções básicas, transmitidas pelos cursos convencionais. A ginástica é realizada na piscina, revelando-se uma excelente preparação para o parto, descarregando o peso da coluna vertebral, correndo assim, um menor risco de lesões.

A finalidade destes exercícios na água, é melhorar e desenvolver os músculos em geral. Por isso, nada-se, joga-se, praticam-se exercícios de costas, pélvis e pernas, ajudando a aprender a descontrair. Os maridos podem também entrar na piscina, ajudando a aumentar o ambiente divertido, que reina nestes cursos.

  • Cursos com haptonomia

Os cursos com haptonomia, realçam outra vertente. Tratam-se de cursos onde se aprende a desenvolver a comunicação com o feto na sua vida intrauterina. Através do tacto e sobre o abdómen feminino, a relação entre pais e filhos é estabelecida.

Abordam os aspectos convencionais acerca do trabalho de parto e, analisam a influência sobre o feto, do frio, calor e as carícias, tal como, aprende-se a decifrar as respostas do feto ao exterior. A participação do pai, neste curso é imprescindível. O que aqui se evidência, são as emoções e sentidos antes do nascimento.

  • Curso de yoga para grávidas

Há ainda outro curso, que não tratando dos aspectos convencionais do parto, é um excelente complemento: o curso de yoga adaptado a grávidas. A teoria dos filósofos de um parto sem dor, é inspirada no yoga, e muitas posições desta doutrina Hindu, estão já a ser incluídas, nestes cursos. É preferível não abusar do yoga nesta fase, ainda que liberte as tensões e carregue o corpo de energia.

Ainda que, já se tenha experiência no trabalho de parto, é sempre recomendável inscrever-se num curso de preparação, tendo em conta as diversas opções que lhe são atribuídas.

Aconselha-mo-la a inscrever-se num curso de preparação do nascimento, após as 24 semanas de gestação. Se começar ao sexto mês, haverá muito tempo para exercitar os músculos. Mas, acima de tudo deve sempre pedir a opinião ao seu obstetra, principalmente se a sua opção não fôr um curso convencional de preparação para o parto.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]