Como organizar um Chá de Bebê inesquecível!

Realizado há décadas, o Chá de Bebê continua em alta nos dias de hoje e cada vez mais vêm ganhando novas propostas e ideias modernas para comemorar a chegada de um novo filho.

O chá de bebê é um momento inesquecível para compartilhar com quem amamos a alegria da chegada de um novo membro da família. Realizada desde o tempo da vovó, essa festa, que ocorre geralmente entre o e 8º mês de gestação, vem se adequando aos dias atuais, ganhando novas propostas e abraçando novas ideias.

Diferente do que se pode imaginar, o Chá de Bebê (também chamado muitas vezes de Chá de Berço, Chá de Fraldas, Chá de Cegonha e outras variações) não é uma tradição exclusivamente brasileira. Na Índia, a futura mamãe é rodeada por orações da família e adornada por colares de flores. Nos Estado Unidos, a confraternização é mais tradicional, com brincadeiras para entreter as convidadas, mas sem nossas tradicionais “prendas” e “micos”.

Aqui no Brasil, a festa mais tradicional conta apenas com a presença de mulheres, brincadeiras de adivinhação e bingo, e claro, com muita bagunça! Mas essa proposta está cada vez mais sendo deixada de lado, fazendo com que esse momento ganhe ainda mais importância, abrangendo muito mais membros da família e rede de amigos.

Organize o seu Chá de Bebê

Confira algumas dicas e ideias que preparamos com carinho para você organizar um Chá de Bebê inesquecível!

Comece com a proposta

Antes de tudo, pense qual será a proposta da festa. Algumas mamães preferem ter o Chá de Bebê como um momento mais íntimo e simples, enquanto outras preferem compartilhar este momento como uma grande festa, com amigos e familiares, de ambos os sexos.

Outro ponto a se considerar é o tipo de presentes que você espera receber. Em um Chá de Bebê comum, os mimos podem variar entre roupinhas, itens de higiene, brinquedos e outros acessórios para a mamãe e bebê. Mas também há a opção de se restringir a um Chá de Fraldas, onde os convidados se limitam a presentear com fraldas de diferentes tamanhos e outros itens de higiene.

Neste caso, lembre-se de fazer o cálculo correto dos tamanhos e quantidade de pacotes de fraldas que irá pedir. Na internet existem tabelas e calculadoras que podem te auxiliar.

Quem serão os convidados?

Como dito anteriormente, você pode escolher entre convidar apenas amigas e/ou mulheres da família; ou convidar amigos e/ou familiares de ambos os sexos. No segundo caso, uma boa ideia é pedir para que os homens tragam alguma bebida, enquanto as mulheres se encarregam pelos presentes do bebê. Mas essa não é uma regra. Não há nada de errado em pedir para que os meninos também se encarreguem pelas fraldas, lencinhos e kits de higiene.

Saber quem serão os convidados, também vai te auxiliar na hora de preparar o cardápio, na seleção das brincadeiras e na escolha das lembrancinhas. Não se esqueça que crianças também podem entrar na lista!

Tema e Cardápio

Atualmente, não é difícil encontrar Chás de Bebê em confraternizações temáticas. Você pode optar por entrar de cabeça em um tema como Volta ao Mundo, Safari e outros, ou ser mais sutil escolhendo uma paleta de cores para compor a decoração.

Chá de bebê - tema
Chá de bebê – tema

O mesmo ocorre com o cardápio: comidinhas típicas e temáticas; ou petiscos diversos. De qualquer forma, lembre-se de manter no cardápio alimentos leves para que a mamãe também possa aproveitar sem problemas.

Brincadeiras

Aqui, você pode deixar sua imaginação ganhar asas! Além das tradicionais brincadeiras como adivinhar os presentes embalados, adivinhar o tamanho da barriga e o jogo do bingo, você também pode incluir brincadeiras que incluem mais convidados.

Algumas ideias são:

  • Troca de Fraldas

Em uma mesa coloque bonecas (você pode pedir para suas amigas mais próximas levarem algumas!) e acessórios para troca de fraldas. A mamãe estipula a quantidade de tempo e os papais e futuros papais devem respeitar o tempo para trocar a fralda da bonequinha. Ganha quem cumprir a tarefa mais rápido e com maior habilidade.

  • Menino ou menina?

Deixe pulseiras ou broches nas cores azul e rosa na entrada do evento, indicando para que cada convidado escolha a cor de acordo com a aposta do sexo do bebê. No momento da revelação, você pode premiar os convidados que acertaram a resposta com alguma lembrança.

  • Nome do Bebê

A mesma proposta da brincadeira anterior pode ser feita quanto ao nome do bebê. Separe papéis com as possíveis escolhas de nomes, peça que cada convidado preencha com sua aposta e presenteie aqueles que acertarem.

As brincadeiras podem ficar ainda mais divertidas se você dividir os convidados em equipes. Podem ser equipes por família (família do papai X família da mamãe), gênero (meninos X meninas) ou ainda em mais times (amigos de infância X amigos do trabalho X familiares).

Lembrancinhas

Para agradecer a presença e participação dos convidados, é comum que os pais ofereçam lembranças do evento.

Chá de Bebê - lembranças
Chá de Bebê – lembranças

Você pode fugir dos tradicionais ímãs de geladeira e chaveiros e escolher opções mais baratas, como bombons temáticos (neste caso, imprima em uma gráfica adesivos com o nome do bebê e cole nas embalagens dos bombons), fotos instantâneas ou até mesmo escrever cartinhas de agradecimento. O que vale é o sentimento de gratidão!

Thaís Guimarães Cantarino (NET 60 mega)

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]