Etapas do desenvolvimento na terceira infância da criança

O desenvolvimento das crianças durante a terceira  infância, que se inicia a partir dos seis anos de idade, é uma fase em que as crianças começam a comparar-se com outras crianças da mesma idade.

Desenvolvimento na terceira infância (6 – 12 anos)

Etapa da terceira infância entre 6 a 8 anos

Por volta dos sete ou oito anos de idade, as crianças passam a racionalizar os seus pensamentos e as suas crenças, procurando as razões, os porquês por detrás de um problema ou de um facto. Assim, as próprias crianças passam a analisar os padrões de comportamento ensinados pela família e sociedade.

Além disso, a partir dos seis anos de idade, as crianças passam a comparar-se com outras crianças da mesma faixa etária. Estes dois factos, aliados ao crescimento da vida social da criança, diminuem a importância dos pais e da família como modelos de comportamento da criança, e aumentam a importância dos amigos e dos professores.

Os dentes de leite começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até à adolescência. O crescimento de peso e altura é pequeno e semelhante entre meninos e meninas, que continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, os meninos e as meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas os meninos, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.

Etapa da terceira infância entre 10 a Pré-adolescência

A partir dos 10 anos de idade, as crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes. A faixa etária que vai desde o décimo ano de vida é uma época de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré-adolescência.

Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades, ao mesmo tempo em que passam a querer e a exigir mais respeito de outras pessoas – particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser muito importante para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceite por um grupo, ou, ainda certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária agravam-se nesta fase.

A pré-adolescência

Muitas vezes, pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como a depressão ou a anorexia, por exemplo. A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança num adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

Leia também:
Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]