Etapas do desenvolvimento na segunda infância da criança

O desenvolvimento das crianças durante a segunda infância, que se inicia a partir dos três anos de idade, é uma fase em que também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação.

Desenvolvimento na segunda infância (3 – 6 anos)

Etapa da segunda infância entre 3 a 4 anos

As crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente activas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta.

As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer. Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta – tornando-se gradualmente menos egocêntrica – e melhor, começa a compreender que suas acções podem afectar as pessoas à sua volta.

As crianças passam a identificar-se com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas.

A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

Etapa da segunda infância entre 4 a 6 anos

O período entre os quatro e os seis anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a desenvolver-se fisicamente, de uma forma lenta e gradual, mas acima de tudo, elas desenvolvem-se e crescem  a nível social, emocional e mental.

Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada acção é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).

Leia também:

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]