A Expressão Dramática no Jardim de Infância

Nas actividades de expressão dramática a criança descobre-se a si mesma e descobre formas de se relacionar com os outros; o que implica aprender a lidar com situações sociais. O jogo simbólico é, assim, uma actividade muito importante.
O "fazer de conta" permite vivenciar experiências.

É igualmente importante que se disponibilizem objectos variados e possiveis de ser explorados livremente.
As situações recriadas podem ser muito diferentes:

– uma viagem
– uma festa de aniversário
– um almoço especial
– uma ida às compras
– uma conversa telefónica
– ir ao médico
– ir ao cabeleireiro

O educador deve apresentar sugestões que ampliam as propostas das crianças.

Uma vez, um grupo de crianças recreou uma situação de um serão em familia: o final do jantar e o arrumar da cozinha. Uma criança constatou que não havia televisão para ver um pouco, antes de deitar.

A educadora sugere a construção de uma televisão a partir de um caixote e tambem um comando, a partir de uma pequena embalagem de um pacote de bolachas. Foi um sucesso! Todos participaram nessa construção e, da expressão dramática passou-me par o dominio da expressão plástica.

Algumas crianças realizam já dramatizações mais complexas de histórias que conhecem ou inventam e são tambem capazes de utilizar os fantoches.

Estas actividades são igualmente importantes no desenvolvimento da linguagem oral, na aquisição de vocabulário, na melhoria da articulação das palavras e na construção de frases.

Em casa ou no Jardim de Infância, aproveite as mais variadas situações para desenvolver este dominio – a expressão dramática.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]