Ideias divertidas para pais e filhos fazerem juntos

Os seus filhos gostam de brincar e divertir-se. O que é preciso é ter muita imaginação e ideias divertidas, para que possam usufruir ao máximo da sua criatividade.

A própria estimulação da mente das crianças fica favorecida com brincadeiras diferentes, mas que apelam sempre para o convívio e diversão.

Ideias divertidas para pais e filhos

Vamos dar-lhe algumas dicas e sugestões, que podem vir a privilegiar a relação mantida com o seu filho. Desde ideias banais a outras mais diversificadas, o que importa é conseguir estimulá-lo e adoçar-lhe o gosto por novas brincadeiras e jogos. Ainda que, umas pessoas tenham mais criatividade que outras o importante é conseguir limá-la, de maneira a proporcionar bons momentos ao seu pequenote.

Atividades para fazer com o seu filho

Jogos didácticos

Pode começar, por fazer um joguinho de dominó. Os dominós com os pontos ou imagens proporcionam um desafio ao pensamento, e a criança pode desenvolver a sua capacidade de concentração.

Livros de actividades

Outra hipótese também muito simples, são os chamados livros de trabalhos manuais, onde pode encontrar inúmeras sugestões e ideias divertidas.

Festa de máscaras

Em qualquer altura, sem ser preciso estarmos na época do Carnaval, pode criar juntamente com a criança máscaras ou ainda dar-lhe sapatos ou roupa já gasta, para que ela entre no mundo da imaginação e do faz-de-conta.

Se quiser pode ir ainda mais além nesta ideia divertida, organizando uma festa de máscaras para o seu filho e os seus amiguinhos. Para mais tarde recordar, guarde todas as fotografias correspondentes ao seu filho e aos seus objetos de estimação, e ofereça-lhe o álbum. Certamente, ele passará horas a olhá-lo e a perder-se na sua própria imagem e na das suas coisas.

Pintar e fazer desenhos

Uma coisa que as crianças apreciam verdadeiramente é pintar ou fazer desenhos. Assim, deixe-o utilizar o material que entender para pintar ou desenhar, desde uma esponja até a uma simples cotonete.

Coloque-lhe à mão um rolo de papel para que ele se possa ir distraindo à vontade, sem perturbar os seus trabalhos e afazeres.

Pode também colocar-lhe um desafio, dizendo-lhe para reproduzir o quadro de um qualquer pintor célebre, aproveitando para lhe explicar quem era a respectiva personalidade. Certo e sabido que a criança, se irá sujar verdadeiramente portanto, vista-o logo com uma roupa velha que ela já não use.

Construir uma cabana

Se a sua casa tiver um jardim, porque não construir uma cabana conjuntamente com o seu filho. Dê-lhe alguma ajuda e coloque à sua disposição todos os utensílios e materiais necessários, como uma cadeirinha ou uma pequena mesinha para que a criança se sinta na sua própria casinha.

Jogo do alguidar

No jardim, pode também colocar um alguidar com água e pedir à criança para lhe ir lavando alguma coisa. Óbvio, que será mais a molha que a criança apanhará do que propriamente lavar-lhe alguma coisa. Contudo, o contacto com a água é sempre uma ideia divertida e muito agradável para a criança.

Assistir a filmes

Existem ainda outras ideias divertidas, como por exemplo: trocar filmes com as mães dos amigos do seus filhos, pois se há coisas que as crianças apreciam é ver um bom filme animado.

Passeios ao ar livre

Inscreva-o numa atividade desportiva que ele aprecie, conte-lhe muitas histórias divertidas e aproveite para colocar todas as flores e folhas secas que apanham nos vossos passeios, num pequeno herbário ou num local que se conservem. Nesta altura, pode aproveitar para lhe explicar a importância da natureza.

Deixe-o dar saltos e cambalhotas na praia ou no campo mas, com a devida observação da sua parte para ver se ele não abusa dos locais para onde vai brincar e nem se aleija.

Actividades em casa

Em casa, desafie-o para fazerem juntos um puzzle ou para a ajudar a limpar a casa. Ainda que quando forem maiores a vontade de limpar a casa seja nula, nestas idades apreciam muito estas tarefas caseiras pois, por incrível que pareça, diverte-os bastante e entregam-se aos seus trabalhos domésticos de corpo inteiro.

Agora, comece a puxar pela imaginação e crie estas e outras atividades, que de certeza proporcionarão muita alegria e diversão entre todos. O importante é que a criança não realize as coisas sozinha e que, possa sentir sempre o carinho e atenção dos pais.

Aliás, se as coisas e atividades forem feitas em conjunto, a ligação entre ambos os lados será mais proveitosa. A criança verá em si um pai/mãe que, oferecem um bom caminho para a diversão e alegria…

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]