Calendário
« < Agosto
2014
> »
D S Q Q Q S D
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Aniversários


Nascidos a
2008-08-28



(6 Anos)

Giovanna Emanuelle

(4 Anos)

Afonso

(5 Anos)

Envie um postal de parab�ns!
Procure um nome para o seu bebé
Ver nomes para o seu bebé
Crianças especiais
As crianças esquerdinas
Longe vai o tempo em que as crianças esquerdinas ou canhotas eram obrigadas, pelos pais e professores, a usar apenas a mão direita. Hoje em dia a criança tem mais liberdade, mas continua a enfrentar alguns problemas, na escola e no dia a dia.

O cérebro humano é constituído por dois hemisférios cerebrais, um direito e outro esquerdo. Os destros têm o hemisfério esquerdo como dominante e os canhotos, o direito. Esta inversão ocorre entre os hemisférios e os lados dominantes devido a um cruzamento das fibras nervosas. Cada um dos hemisférios controla os movimentos da parte oposta do corpo. Os movimentos que fazemos com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo hemisfério direito do cérebro. Os dois hemisférios podem sincronizar e dar harmonia aos movimentos, mas um hemisfério não interfere na actividade do outro.


O uso preferencial de uma das mãos está ligado à distribuição de funções entre os hemisférios cerebrais, que são funcionalmente assimétricos. O esquerdo é geralmente ligado ao controle dos aspectos cognitivo-racionais da linguagem, e o direito à compreensão musical, à identificação das relações espaciais e ao controle dos aspectos da linguagem.


A predominância da mão esquerda não se trata de qualquer defeito mas apenas de umaestrutura neurológica que se desenvolveu mais no hemisfério cerebral direito que no esquerdo. Actualmente a população mundial apresenta entre 5 a 12 % de canhotos. Não se pode considerar o esquerdismo como bom ou mau, pois nasce-se esquerdino como se pode nascer de olhos verdes ou com cabelos loiros. Ambas as estruturas mentais, de esquerdinos e de destros, funcionam qualitativamente ao mesmo nível.


Há igual número proporcional de ambos com quocientes de inteligência elevados e igualmente com baixo nível mental. Investigações neste campo têm provado não haver quaisquer diferenças intelectuais que se possam ligar ao esquerdismo ou ao direitismo.


Enquanto um destro utiliza mais o hemisfério esquerdo do cérebro, o esquerdino tem o lado direito do cérebro cerca de 11 por cento maior do que o esquerdo. Assim, todo o tipo de movimentos que um destro faz com os membros direitos, o canhoto fá-los com os membros esquerdos.


Quando nasce, a criança não tem lateralização definida, que se instala de forma progressiva e estabiliza dos 6 aos 8 anos, com o começo da prática da escrita. Não se pode pensar que uma criança canhota venha a ter problemas de aprendizagem, no entanto, e não há muito tempo, era comum o professor ou a família obrigarem a criança canhota a escrever com a mão direita, castigando-a fisicamente, reprimindo ou amarrando a mão esquerda da criança com aparelhos de couro e ferro que prendiam a mão esquerda nas costas e, ao mesmo tempo, deixavam a criança com a postura erecta na cadeira. Em parte, esta mentalidade ficava a dever-se a estruturas culturais que encaravam a mão direita como a do bem e a esquerda como a mão do mal. Ainda hoje, algumas culturas relegam o uso da mão esquerda para as tarefas menos limpas.


Será o esquerdismo uma questão genética? Segundo alguns estudos as estatísticas apontam para que no caso de ambos os pais serem dextros, as hipóteses da criança ser canhota é 9,5%, hipóteses que sobem para 19.5% no caso de um dos progenitores canhoto (e este efeito parece estar dirigido principalmente por mães canhotas), e 26.1% se ambos os pais forem canhotos.


A dominação do lado esquerdo é muito mais poderosa. Os canhotos não são completamente esquerdos, ao passo que os dextros são quase totalmente direitos. Por essa razão, os canhotos conseguem mais facilmente ser ambidextros, usando ambas as mãos para as várias tarefas.


Quando uma criança mostra tendência para utilizar a mão esquerda, não se trata de uma questão de má vontade dela contra o que os pais e adultos lhe dizem nem de uma posição de teimosia. Trata-se apenas de uma dada estruturação neurológica, a nível cerebral, que se estruturou naturalmente de uma dada forma.






 



  • Digg!
  • Reddit!
  • Del.icio.us!
  • Facebook!
  • Slashdot!
  • Netscape!
  • Technorati!
  • StumbleUpon!
  • Newsvine!
  • Furl!
  • Yahoo!
  • Ma.gnolia!
  • Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
(12 votos)  
  Sem comentários.
Comente este tema no forum. (0 posts)
Foruns
Já pode participar nos foruns do ABCDOBEBE.

Partilhe as suas opiniões e experiências com toda a comunidade e comente os artigos.

Ainda não está registado? Registe-se ou faça login e participe.

Contamos com a sua opinião.

Precisa de ajuda? Clique aqui

Gravidez - Bebés - Crianças - Familia - Diversos

O ABCDOBEBE é um projecto desenvolvido e gerido pela MULTIBASE © Copyright 2000-2011.