Como sobreviver aos sonos trocados do bebé
Como sobreviver aos sonos trocados do bebé

O seu bebé recém-nascido parece que apenas consegue estar acordado de noite, precisamente quando você mais precisa de descansar? Pois é, estamos perante os sonos trocados do bebé e apesar de ser uma pessoa tão pequenina já demonstra uma vontade muito própria.

O que são os sonos trocados do bebé

O recém-nascido não consegue manter-se acordado e, uma vez adormecido, nada irá perturbar o seu sono até ter dormido todo o tempo de que necessita. O problema é que não pode dormir quando você quer que ele durma. E as noites em claro vão prolongar-se por algum tempo, até que as rotinas se adaptem entre os pais e os bebés.

No entanto, os problemas não vão acabar logo, podendo vir a repetir-se depois dos nove meses, quando ele não aceitar que o deixem sozinho no quarto depois de lhe dar as boas noites, ou pode começar a acordar várias vezes durante a madrugada, de forma regular.

Ciclos do sono do bebé

Todas as crianças têm ciclos característicos de sono ligeiro e sono profundo, ciclos que já estão definidos antes do nascimento e foram estabelecidos durante a gravidez, em sincronia com os ciclos da própria mãe.

Regra geral, estes ciclos não são paralelos com os da mãe, uma vez que o feto está a dormir quando a mãe está acordada e acordado durante o sono da progenitora. No entanto, o período de actividade da mãe condiciona o do bebé durante o período que se segue.

Desta forma, uma criança já apresenta um ritmo de sono-vigília e o seu meio ambiente tende a forçá-la a estar cada vez mais tempo acordada durante o dia e a dormir à noite.

Cerca dos quatro meses de idade ou até antes, começa a definir-se um padrão, durando cada ciclo cerca de quatro horas, sendo que no meio há um período de uma hora a hora e meia de sono em que o bebé entra num sono profundo e que é difícil despertá-lo com qualquer estimulo.

Periodo da sesta do bebé

Até aos dois anos e meio de idade, ou até mais tarde, o bebé vai precisar de dormir durante o dia uma pequena ou mais alargada sesta, consoante a criança, para evitar que ela fique demasiado cansada e irritável.

A partir dos seis meses de idade do bebé, um comportamento adequado por parte do adulto na hora de deitar, pode ajudar a suprir alguns problemas que poderiam vir a manifestar-se mais tarde. Opte por uma rotina calma e afetuosa na hora de deitar, repetida todas as noites da mesma maneira, para lhe proporcionar a segurança de que ele necessita.

Se o seu bebé tem os sonos trocados, insista num ritual para deitar, fazendo sempre as coisas pela mesma ordem: banho, refeição, brincadeira, canção, por exemplo.

A sua opinião
[Total: 3 Média: 2.7]