Conheça o poder de uma massagem no Bebé Prematuro
Conheça o poder de uma massagem no Bebé Prematuro

O bebé prematuro exige muito cuidado e bastante trabalho. Cerque-o de mimos e carinhos, pois esta fase, difícil para si, é ainda mais dolorosa para ele. Aplicar uma massagem ao bebé prematuro, vai ajudá-lo a acelerar o seu processo de desenvolvimento e a aumentar o seu bem estar.

Nesta situação específica, os bebés são bastante incomodados: tem que lhes ser colocado o termómetro e a sua pele é, por diversas vezes, picada, sendo igualmente os detectores verificados sistematicamente. O seu primeiro contacto para a vida, não é o mais favorável, fruto do seu nascimento antecipado.

As massagens e o Bebé prematuro

As massagens são um dos momentos preferidos dos bebés. Diariamente, podem desfrutar de um enorme prazer, ignorando, por breves minutos, o desagradável das suas primeiras experiências, enquanto novo ser humano.

Um especialista oferece ao bebé tranquilidade e relaxamento, através dos poder das suas mãos e das massagens.

O corpo do bebé é coberto de um óleo de frutos, que será acariciado pelas mãos do especialista, com sabedoria. Nestes breves minutos, o bebé encontra a paz. A sua pele é um dos receptores mais bem desenvolvidos e, é por esse motivo, que a massagem lhe sabe tão bem. Aliás, não é nada que se deva estranhar, pois também um adulto não dispensa uma boa massagem, para poder relaxar e sentir-se confortável.

Nas massagens, não só a pele é importante como também o ouvido, o olfacto e a vista. Isto porque, quando o bebé ouve o técnico a esfregar as mãos com o óleo, coloca-se imediatamente, em posição para dar início à massagem. Algumas áreas são mais fáceis de massajar, como as pernas ou a coluna. O rosto é uma zona difícil de praticar a massagem, mas todas as partes do corpo constituem, de igual forma, uma sensação agradável ao bebé.

De início, os pais de bebés prematuros limitam-se a observar os especialistas a massajar os seus filhos, mas posteriormente eles mesmos poderão por em prática a técnica Shantala de massagem.

A massagem é indicada especialmente, a bebés que estão entubados ou submetidos à ventilação mecânica e, este tipo de estimulação começa logo no segundo ou terceiro dia. Porém, as massagens não podem logo ser feitas na totalidade do corpo do bebé. Inicialmente, são massajadas as zonas menos frágeis e este procedimento só se prolonga, se o bebé demonstrar receptividade.

Se durante a sessão fechar os punhos ou crespar os seus pequenos pés, significa que a massagem está a ser feita contra a sua vontade. Após, algumas sessões, a resposta do bebé é plena, ao esboçar leves sorrisos.

Benefícios da massagem no bebé prematuro

Os benefícios são, não só para os bebés prematuros, como também para a família, pois é sempre uma experiência gratificante. As ligações paternais são desenvolvidas e, o stress diário, as tensões físicas e emocionais, são na maioria dos casos, amplamente ultrapassadas. A eliminação dos gases e o próprio conteúdo intestinal, são largamente eliminados. Mas, para que tudo isto se processe, é necessário que quando a pessoa que massaja dá início à sessão, esteja totalmente calma e esqueça todas as suas preocupações. A entrega deve ser total e mútua de ambos os lados, para poder desfrutar o momento na sua plenitude.

Quando a família tem um filho prematuro é sempre doloroso para eles, pois os planos que haviam feito, acerca da criança não correspondem na sua totalidade, à realidade. O bebé está separado da família durante algum tempo, e isso afeta os pais, não podendo desfrutar do seu recém-nascido, vendo-o sofrer.

Comunicar com o bebé através da massagem

Por isso, a massagem proporciona aos pais uma forma de contacto emocional, físico. Transmite-se amor, carinho e fala-se com eles, num tom doce e meigo, a que eles correspondem, em muitos casos, com um sorriso. E, esse momento, é único e inesquecível.

A ternura e a delicadeza devem ser demonstrados no acto de massajar. Ao proporcionar prazer ao seu filho, a mãe pode afastar possíveis culpas, que não têm qualquer fundamento, por o seu filho se encontrar nestas condições.

Este contacto, através da massagem ao bebé prematuro, proporciona aos pais o melhor momento do dia, pois é a única possibilidade de contacto entre o recém-nascido e os seus progenitores. Apercebem-se então, que a aparente fragilidade do bebé, é possível ser esquecida durante uns instantes, enquanto desfrutam do contacto íntimo com o recém-nascido. A experiência é, sem dúvida gratificante para ambos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]