Calendário
« < Abril
2014
> »
D S Q Q Q S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Aniversários


Nascidos a
2007-04-24



(7 Anos)



(2 Anos)



(1 Anos)

Envie um postal de parab�ns!
Procure um nome para o seu bebé
Ver nomes para o seu bebé
Alimentação
A alimentação do seu bebé
Uma vez que o bebé ainda não pode escolher aquilo que vai comer, e dê graças por isso, porque rapidamente ele vai andar a pedir-lhe hamburgueres e bolos, a alimentação a este nível está a seu cargo.

As escolhas alimentares que fizer neste primeiro ano do seu bebé, vão repercutir-se por toda a sua vida na saúde. As sementes das alergias ou da obesidade são, muitas das vezes, lançadas neste período.


No primeiro ano, a dieta infantil deve ser essencialmente láctea, uma vez que a criança precisa de uma elevada quantidade de cálcio, que estes alimentos proporcionam, assim como a vitamina D e proteínas. Nesta altura, o bebé necessita de cerca de meio litro de leite por dia, para lhe fornecer cálcio, quantidade que deverá ser mantida nos períodos da infância e adolescência.


Durante quatro a seis meses, o leite, materno ou leite artificial, deverá constituir o prato do dia do bebé. A amamentação ao peito é sempre a mais aconselhada, porque é a que provoca menos alergias, é o mais económico e o único que transmite ao bebé anticorpos essenciais para as suas defesas.


Apesar das vantagens, a partir dos quatro meses, este leite deixa de conter o ferro, elemento essencial para a correcção das anemias da idade. Para colmatar a falta, há que providenciar um suplemento de ferro, através de alimentos ricos em ferro, como legumes verdes e papas lácteas.



A introdução de novos alimentos na dieta da criança deve ser baseada no seu sabor, na facilidade de digestão, na qualidade nutricional e na capacidade de produzir alergias. Para melhor reconhecer os alimentos que podem provocar estas reacções, deve introduzir os diferentes alimentos separadamente.


Após os legumes e cereais, dos 5 aos 6 meses deve introduzir a carne, de carneiro e frango a princípio. Dos 6 aos 7 meses, peixes magros a que se seguem, aos 9 meses, os citrinos e a gema de ovo, por serem produtos com uma maior capacidade de provocar alergias.


Só após o primeiro ano de idade, deve incluir na alimentação da criança os alimentos mais alergizantes, como a clara de ovo, a carne e peixes gordos e o leite de vaca comercial, meio gordo, que tem um baixo teor em ferro.


O leite materno tem um déficit de vitaminas C e D, de flúor, de zinco e de ferro, que deve ser compensado através de suplementos vitamínicos e oligoelementos, sem exageros.


Estas são algumas das normas para uma alimentação equilibrada do seu bebé, que têm também de ter em conta a cultura local, excepto nos tristemente conhecidos casos das "sopas de cavalo cansado", administradas às crianças.


Os alimentos disponíveis em cada região também entram em linha de conta, assim como as condições económicas e os gostos das crianças, que muitas vezes dificultam a alimentação saudável que os pais lhe preparam. Não desespere, mas imponha normas certas de alimentação. Eles vão agradecer-lhe mais tarde.





 

  • Digg!
  • Reddit!
  • Del.icio.us!
  • Facebook!
  • Slashdot!
  • Netscape!
  • Technorati!
  • StumbleUpon!
  • Newsvine!
  • Furl!
  • Yahoo!
  • Ma.gnolia!
  • Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
(16 votos)  
  Sem comentários.
Comente este tema no forum. (0 posts)
Foruns
Já pode participar nos foruns do ABCDOBEBE.

Partilhe as suas opiniões e experiências com toda a comunidade e comente os artigos.

Ainda não está registado? Registe-se ou faça login e participe.

Contamos com a sua opinião.

Precisa de ajuda? Clique aqui

Gravidez - Bebés - Crianças - Familia - Diversos

O ABCDOBEBE é um projecto desenvolvido e gerido pela MULTIBASE © Copyright 2000-2011.